sábado, 3 de abril de 2010

Ovos Coloridos de Páscoa

É engraçado como culturas são dieferentes. Aqui no Brasil, é tradição dar ovos de chocolate na Páscoa e enfeitarmos nossa casa com coelhinhos. Já na Alemanha, uma das tradições é pintar ovos cozidos e colocar na mesa do café da manhã. E além do coelho branquinho, eles também enfeitam com galinhas, o que é bem lógico, pois afinal são elas que põem os ovos. É claro que o coelho não enfeita nossas casas por acharmos que ele põe ovos e sim por ser um símbolo de fertilidade.
Bom, como minha família pelo lado da minha mãe tem origem alemã, nós seguimos algumas tradições, como a de pintar ovos e usá-los de enfeite. Achamos uma ideia legal colocar no blog, para quem quiser seguir também. A mesa fica linda cheia de ovos coloridos.

Como fazer:
Compre anilina líquida (aquela comestível para tingir glacê de bolo) em lojas especializadas ou em padarias.

Encha cada copo pela metade com água na temperatura ambiente. Coloque uma colher de sopa de vinagre e por último acrescente 20 gotas de anilina. No caso do azul e do verde, foi suficiente. No vermelho e no amarelo foi necessário colocar ao todo 40 gotas. Utilize para cada copo uma colher para mexer, para não misturar as cores. Misture e reserve.
Cozinhe os ovos (devem estar em temperatura ambiente) por 10 minutos em água fervente. Antes de levar ao fogo, coloque um pouco de vinagre na água, para que os ovos não rachem e evitar que a panela fique preta com a fervura da água, no caso de panela de alumínio. Só coloque os ovos na panela após a fervura, não antes. Observe as cascas os ovos antes de comprá-los, pois muitos já tem aspecto frágil e com certeza irão rachar ao cozinhar. Prefira os ovos com casca lisa e homogênea.
Ao completar 10 minutos, desligue o fogo e retire a primeira leva de ovos que serão tingidos. Coloque-os um a um nos copos e espere 10 minutos, mexendo umas 2 vezes para uniformizar as cores. Deixe os ovos que ainda serão tingidos dentro da panela com a água quente.


Retire os ovos do copo e deixe escorrer sobre papel toalha. Coloque a segunda leva e repita o procedimento.
Quando estiverem frios, passe um pouco de óleo para que fiquem brilhantes e mais bonitos.
Nem todos ficarão perfeitamente tingidos, uns irão rachar e outros irão ficar com a tinta manchada. Nesse caso é só deixar a parte perfeita para cima na hora de arrumar a cestinha. Descarte os ovos que tenham se aberto ao cozinhar.

FELIZ PÁSCOA A TODOS !

Um comentário:

Maria Elisa Mirow disse...

Que lindo! Adorei! Que pena que só vi agora... meus filhos pintaram os ovos com tinta aquarela e acho que não vamos poder comê-los! Ao menos se divertiram, mas se eu tivésse visto sua sugestão antes, estaria tudo bem mais lindo para amanhã! Por favor me inclua no seu distribuidor, adorei! Elisa (mãe da Mariana, Mathias e Leonardo)